segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ano após ano, entre os meses de junho a meados de setembro, verificamos grandes queimadas provocadas por acidentes, por prática de limpeza de pasto e desmatamentos para formação de lavouras e pastos em nosso ecossistema denominado “Cerrado”.
O Brasil está entre os países do mundo de maior diversidade biológica e ainda possui a flora mais rica do planeta.
O homem, quando pratica o ato de queimar a pastaria e as matas, não tem consciência que este sistema levou anos para formar todo aquele trinômio harmonioso que conhecemos e que todos os seres vivos precisam para viver: solo, água e luz.
A falta de um direcionamento técnico e de conscientização ecológica na exploração dos nossos recursos florestais vem acarretando prejuízos irreparáveis à flora mais rica do planeta, onde encontramos algumas das principais formações vegetais encontradas no território brasileiro.
Espécies de grande valor estão em vias de se extinguirem, assim como representantes da fauna que dependem dessas espécies, estão também condenados a desaparecerem.
No Brasil, as autoridades constituídas, os órgãos oficiais ligados ao meio ambiente e os brasileiros precisam saber como e quando estão usando os recursos naturais renováveis para poderem preservar. Esta necessidade se baseia no conceito de que muitos recursos naturais podem acabar, mesmo quando são renováveis, caso não sejam utilizados de forma racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário